quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Karatê de São Francisco do Sul, O Karatê Budô!

Nas ultimas décadas, algumas Organizações de Karatê dos diversos segmentos, tem enfatizado o desenvolvimento do tipo tecnicista-materialista. O pensamento unicamente técnico vem transformando as artes marciais tradicionais do Japão em meras práticas físicas.


São poucos os professores que sugerem a linha Karate-Dô Budô, esse é um sistema trabalhoso e de longo prazo. Mas, estamos aqui mostrando um método de trabalho que não difere desse contexto, pois, a teoria vem mostrando que esse sistema abre uma porta para o entendimento mais prático dessa realidade, sem deixar de lado o estudo contínuo do verdadeiro budô japonês.


O Karatê de São francisco, veio para mostrar uma nova realidade a nível nacional com elementos da realidade dessa arte marcial, mostrando uma forma mais simples de trabalho em equipe para resultados a curto prazo, com trabalho continuado, sem interferir e alterar aspectos do Karate-Dô.


Queremos com isso, mostrar que o Aluno tem competência, e isso, é um trabalho para a contribuição no desenvolvimento desportivo àqueles que acreditam que o homem é capaz de superar todos os obstáculos para o seu crescimento interior se auto desenvolvendo, cooperando, participando e se aperfeiçoando com o trabalho em equipe.


No Karatê esportivo, não está incluído o contexto do Budô, embora tente-se trabalhar esse lado conjunto dos aspectos educacional, social, cultural e ético, pois o mais importante, no esporte, são os resultados rápidos passíveis de modificações constantes muitas vezes, chamados de “modernismo” que não se compara com o Budô tradicional.



Devemos lembrar que, é ao longo da vida aprendemos em muitas situações, e o aprendizado requer tempo. Por outro lado, antes do Karate-Dô tornar-se um esporte competitivo, ele já era arte marcial, como continua sendo em alguns poucos Dojô. Mas isso, não quer dizer, que o esporte, não tenha sua parcela na divulgação desta arte, pelo contrário, ajudou na divulgação e no reconhecimento internacional.


Todavia, as artes marciais orientais se diferem das artes ocidentais, e quando aqui difundidas, perdem a sua conotação de sabedoria, tradição e originalidade.
Por ser o Karate-Dô uma arte marcial de origem oriental, é que poucas pessoas, conseguem entender o sentido exato do respeito, da disciplina e da paciência no desenvolvimento interior do homem.


A metodologia do Karatê, se baseia em transmitir técnicas tradicionais, sem no entanto, deturpar a essência que serve de agente de mudança no comportamento humano, no desenvolvimento físico-intelectual, e de valores sociais, que são fundamentais para um Aluno capaz e feliz, esse é o nosso pensamento.



A princípio, temos como objetivo:
01. Melhorar o nível de qualidade nos treinamentos;
02. Alcançar uma melhor eficiência técnica;
03. Espírito de equipe;
04. Confiança e respeito;
05. Comprometimentos com resultados;
06. Promover campeonatos, visando um melhor entrosamento e desenvolvimento técnico-científico, e;
07. Divulgação de um método de filosofia de vida, baseado no Karate-Dô, entre outros aspectos, relacionados com o Budô.


O Karatê de São Francisco do Sul, trabalha para fazer do Karate-Dô, uma arte marcial mais social. Por isso, cresce, cada vez mais,, porque percebemos que o constante Crescimento e a seriedade desse trabalho faz da nossa equipe mais  respeitada e, uma Associação bem representada.



O Karate-Dô tem dois lados que caminham conjuntamente, a parte técnica e a filosófica.


Esse sistema de ensino evolutivo, além de ser um excelente método de auto defesa, é ideal como ginástica, desenvolvendo a força, a coordenação motora, a velocidade, o condicionamento e, o equilíbrio físico e mental das pessoas que o praticam, seja homem, mulher ou criança de qualquer idade.


Equipe de São Francisco do Sul
Mais que uma Equipe uma Familia!
Sensei Mário Sergio 

Nenhum comentário:

Postar um comentário